Vestido para convidada de casamento: 4 dicas para você não errar!

Receber um convite para uma festa de casamento é sempre motivo de alegria, emoção e felicidade, não é mesmo? No entanto, ao lado de tudo isso, é comum a preocupação: “afinal, com que vestido eu vou?”. Pois é, escolher o vestido para convidada de casamento mais adequado é sempre uma missão desafiante e que só traz tranquilidade durante a festa, quando se nota que escolhemos o modelito perfeito!

Para escolher o vestido para convidada de casamento ideal, é preciso levar em conta diversos pontos que vão desde o que o convite diz sobre a festa e o dress code até o seu estilo pessoal de se vestir.

No artigo de hoje, resolvemos trazer dicas preciosas de vestido para convidadas de casamento, evitando assim que você erre na escolha e possa fazer sucesso sem ofuscar o brilho da noiva, que é inevitavelmente a rainha da noite.

Parece interessante? Então continue lendo para descobrir:

  1. Vestido ideal para convidadas em um casamento diurno
  2. Vestido perfeito para convidadas em um casamento noturno
  3. Vestido arrasador para convidadas de casamentos nada formais
  4. Vestido recomendado para cada tipo de corpo

     

Tudo isso e muito mais!

Pronta para o artigo? Então, vamos lá!

Vestido para convidadas de Casamento no Rio de Janeiro

1. Vestido para convidada de casamento em evento diurno

Os casamentos diurnos estão cada vez mais na moda e também são eles os que mais trazem preocupação, tendo em vista que podem apresentar diversas opções interessantes de vestidos para as convidadas!

A primeira dica é evitar brilho e cores muito escuras como preto e modelos muito justos. Curtos e longuetes são os preferidos para essas ocasiões.

Quando se trata de vestido para convidada de casamento diurno, o curto é sempre uma escolha segura. Estampas e rendas ajudam a dar um ar mais despojado à convidada e os modelos lisos também são super bem-vindos! Para não errar e não exagerar, lembre-se de que quando se fala em vestido curto para uma festa de casamento o comprimento ideal é no máximo um palmo acima do joelho.

Já o modelo longo ideal de vestido para convidada de casamento diurno é aquele feito de um tecido leve, fluido em tons pastéis, estampados ou coloridos, que combinem com a alegria e a luminosidade de um casamento diurno com o clima do Rio de Janeiro.

O importante para não errar é criar um visual leve que não te deixe brilhar mais do que a noiva, mas que te destaque entre as convidadas. Na hora da escolha é preciso levar em consideração mais alguns detalhes:

Horário da cerimônia

Casamentos diurnos podem iniciar-se pela manhã com o final previsto antes do anoitecer ou podem ser marcados para a tarde, neste caso, estendendo-se até a noite. Independentemente do período o look escolhido precisa transitar pelos dois turnos sem perder o charme.

Local do evento

O local faz toda a diferença na escolha do vestido para convidada de casamento, ainda mais se tratando do clima da cidade maravilhosa. Festas ao ar livre, em locais como sítios e praia exigem roupas mais leves, menos formais e mais alegres do que aquelas que são usadas em locais mais fechados.

2. Vestido ideal para convidadas em um casamento noturno

Ao contrário dos trajes diurnos, os noturnos requerem um pouco mais de brilho e sofisticação. Cores fortes também são bem-vindas, sobretudo cores como o verde, o azul mais claro e o pink.

E quando falamos em cores escuras sempre vem à velha pergunta, posso colocar preto para ir a um casamento?

Antigamente não se recomendava a cor preta para uma convidada de casamento, já que o tom faz uma alusão ao luto. Sendo apenas convidada, hoje as regras de moda estão mais flexíveis e permitem que se utilize essa cor nos casamentos, desde que o vestido seja diferenciado, com um corte bonito ou detalhes que deem alegria à peça – e, é claro, desde que a noiva não tenha nenhuma restrição com a cor.

Os vestidos curtos e longuetes podem ser usados em casamentos noturnos, mas é importante que eles combinem com o estilo da convidada, o importante é fazer com que o vestido combine com o estilo e com o corpo da mulher e não destoe da proposta da festa.

O que se deve evitar em uma festa noturna

Primeiramente, como convidada, é preciso ter em mente que você deve evitar escolher um vestido nas cores branca ou marfim, pois são cores características dos noivos. Tentar competir com a noiva em um dia em que ela é o centro das atenções é de péssimo tom e certamente você não irá querer fazer isso com alguém tão especial para você, certo?

Você também deve evitar vestidos muito curtos, muito justos e muito decotados.

3. Opções para arrasar no vestido para convidada de casamento nada formal

Para festas de casamento não convencionais, aquelas em que os noivos são super autênticos, criativos e despojados e prezam pela autenticidade dos convidados, a convidada tem mais liberdade para escolher um modelo menos convencional.

Para casamento informal à noite, vestidos curtos ou midi, lisos ou florais são grandes aliados! Mas, mesmo em cerimônias menos formais, evite o comprimento micro.

Para os casamentos informais diurnos, vestidos curtos em cores mais vibrantes, estampados e complementados por acessórios lindos são ótimas escolhas!

4. Vestido ideal para cada tipo de corpo

Todas as dicas acima devem ser complementadas por um autoconhecimento do que você mais gosta e do que funciona melhor com o seu corpo.

Para efetivamente não errar na escolha, além das cores certas é preciso escolher o tipo de vestido que combina com o seu biotipo. Eis aqui os principais perfis e modelos.

Pera
É o biotipo no qual a parte inferior do corpo é maior do que a superior, ou seja, essa é a mulher que tem quadris arredondados e mais largos do que os ombros e uma cintura bem definida.

Para elas, recomendam-se os vestidos que enfatizam a cintura e os braços, com volume nos ombros ou que destaquem a parte superior do corpo.

As cores claras, as estampas e os detalhes na parte superior são detalhes que não podem faltar na escolha do vestido para convidada de casamento com esse perfil.

Triângulo invertido
Esta mulher possui costas largas ou seios e ombros maiores do que cintura e quadris. Para não errar na escolha, opte por modelos que sejam volumosos na parte de baixo, com tons escuros na parte de cima do corpo e detalhes como babados e drapeados na parte de baixo para dar um equilíbrio ao corpo.

Retângulo
A mulher com esse biotipo é aquela que possui larguras semelhantes na cintura, quadril e ombros e por isso a favorecem modelos que criem a sensação de curvas e sejam acinturados. Tubinhos, trapézios e chemisier são os modelos ideais para esse tipo de mulher.

Oval
Todas as linhas são curvas e a cintura, em alguns casos, pode ser maior ou estar na linha dos ombros e quadris. Para elas, o vestido ideal é aquele que alonga o tronco e exibe as pernas. Modelos com decote em U, V ou em linha reta podem ser usados sem erro.

Ampulheta
É chamado de ampulheta o biotipo em que ombros e quadris são semelhantes e divididos por uma cintura fina. Um vestido para convidada de casamento com este corpo, deve valorizar as curvas mantendo o equilíbrio. Os modelos ideias são aqueles com alcinha, frente única e trapézio.

 Recapitulando tudo sobre como escolher vestido para convidada de casamento

Como ressaltamos no começo desse artigo, escolher um vestido para convidada de casamento pode ser bastante desafiador, até mesmo em função da grande quantidade de opções incríveis e charmosas!

Mas, colocando nossas dicas em prática, temos certeza de que você se sairá muito bem! Para que você se lembre de todos os pontos mais importantes, vamos recapitular algumas partes do post.

Relembre as principais dicas sobre como escolher vestido para convidada:

Para escolher o vestido para convidada de casamento ideal, avalie as informações do convite, o dress code e leve em conta o seu estilo pessoal e seu biotipo.

  • Em casamentos diurnos, evite brilhos e prefira vestidos mais leves e que combinem com a hora e o local do evento.
  • Em casamentos noturnos, você pode escolher vestidos mais sofisticados e com muitos brilhos!
  • O preto já não é totalmente proibido para vestido para convidada de casamento, mas a noiva deve ser consultada.
  • Nos eventos mais informais, você poderá optar por vestidos menos convencionais, mas não exagere em detalhes como decote ou optando por modelos muito justos ou muito curtos.

Agora é a sua vez!

Chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática. Comece agora mesmo a pesquisar (e a provar!) os vestidos, mãos à obra!

Gostou dos vestidos para convidada de casamento que selecionamos aqui para você? Já decidiu qual modelo vai usar para arrasar na festa? Tem alguma sugestão para incluirmos aqui? Conte pra gente nos comentários!

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com suas amigas que também serão convidadas de casamento.

WhatsApp chat