Festa de casamento simples: 6 dicas para casar e economizar

Se você e seu futuro marido mal começaram a planejar o casamento e já estão preocupados com os gastos que estão por vir, este post veio para ajudá-los!

Organizar uma festa, é a realização de um sonho, mas que além de dar trabalho, traz diversos custos. Nossas dicas são para ajudar você a planejar tudo do jeito que sempre sonhou sem perder o controle do orçamento. Você vai ver, são pequenos detalhes que podem fazer a diferença para realizar uma festa de casamento simples e bonita!

Gostou do assunto? Parece interessante? Então, continue lendo para descobrir:
  1. Lista de convidados: convide apenas os mais próximos
  2. Pesquise muito antes de escolher o local da sua festa de casamento simples
  3. Escolha uma decoração mais simples
  4. Avalie trocar o buffet por um coquetel
  5. Escolha fornecedores parceiros
  6. Alugue os trajes da festa

Tudo isso e muito mais!

Pronta para o artigo? Então, vamos lá!

1. Lista de convidados: convide apenas os mais próximos

Sabemos que a vontade é de compartilhar com o mundo inteiro a alegria do casal. Mas não é por isso que vocês precisam convidar todo mundo para o evento!

Esse é um momento do casal, que precisa ser compartilhado junto daqueles que fazem parte da vida de vocês. Esqueça a história de convidar por educação, pois é isso que faz com que a lista de convidados saia do controle. Coloquem uma meta e organizem direitinho aqueles que desejam convidar. Nada de abrir exceções a todo momento ou de fazer convites de última hora.

Assim, você terá a certeza de que ninguém que é especial na vida de vocês ficou de fora e todos poderão curtir a sua festa de casamento simples e inesquecível!

2. Pesquise antes de escolher o local da sua festa de casamento 

Uma das primeiras etapas para começar a fechar seu orçamento é a escolha do salão. Pesquise muito as possibilidades e pense nos menores detalhes.

Primeiro, cabe escolher um salão bonito, que já possua mesas e cadeiras inclusas no aluguel – isso diminuirá os gastos com decoração.

Segundo, pense na estrutura do local e serviços: há garçons? Há seguranças? Local para estacionamento? Dependendo do local, não há a necessidade de contratar estes extras, que geram maior custo quando contratados individualmente.

Terceiro, você sabia que o valor do aluguel tende a alterar conforme o dia da semana? Dependendo da necessidade de vocês, do momento e do tipo de festa, vale a pena escolher um dia da semana menos concorrido e garantir que sua festa de casamento simples seja do jeitinho que você sempre imaginou!

Se você pretende realizar o seu casamento em um salão de festas moderno e amplo, deixamos aqui o convite para você conhecer o nosso Espaço!

3. Escolha uma decoração mais simples

A decoração é realmente um dos maiores gastos de uma festa. Por isso, preste bastante atenção neste item.

O primeiro passo é escolher um local bonito e com infraestrutura adequada, para que o mínimo de decoração seja necessária. Depois, utilize o conceito de que “o menos é sempre mais”. Faça uma decoração simples, com menos detalhes e com foco na valorização do ambiente – nada de muito excesso de informação – isso já nem está mais na moda!

4. Avalie trocar o buffet por um coquetel

A escolha clássica de alimentação para uma festa é o buffet, já que é completo e tende a agradar a todos os convidados. No entanto, pode ser uma opção mais cara e que vai impactar o seu orçamento.

Uma alternativa que vem surgindo – e que não deixa nada a desejar – são os coquetéis. Vocês podem contatar um fornecedor conhecido – que preze pela qualidade e pelo preço justo – e combinar o fornecimento de coquetel para o evento. Ficará tão delicioso quanto o buffet e ainda será bem mais prático!

Há fornecedores que podem ajudá-la a unir o útil ao agradável! Há serviços de buffet que fornecem o local para a sua festa de casamento e, ainda, o serviço de alimentação. Com isso, você poderá economizar muito na realização da sua festa de casamento simples em Santa Catarina e contar com um serviço de alta qualidade!

5. Escolha fornecedores parceiros

É, tudo na vida são contatos! Uma dica importante é ir em busca de fornecedores parceiros. Por exemplo, um DJ que costume colocar som em determinado salão de festas ou até um salão que tenha uma parceria de decoração.

Essas parcerias geralmente oferecem desconto ao contratante e, ainda, facilitam a logística do evento – já que os fornecedores já têm afinidade e conhecem o trabalho um do outro. É uma prática comum entre os organizadores deste ramo e bastante efetiva para os noivos que desejam economizar e realizar uma festa de casamento simples.

6. Alugue os trajes da festa

Os trajes também acabam sendo um grande gasto, prejudicando o orçamento destinado para a festa. Uma dica bacana e que vem sendo cada vez mais comum é o aluguel de trajes.

E não é só para as mulheres, não! Há inúmeras casas especializadas tanto para a locação de vestidos quanto de ternos. A dica é não deixar isto para a última hora, pois os modelos tendem a ser bastante concorridos!

7. Recapitulando tudo 

Como vimos é, sim, possível realizar uma festa de casamento simples e inesquecível.

Para que você se lembre de todos os pontos mais importantes, vamos recapitular algumas partes do post:

  • Vocês não precisam convidar muitas pessoas. O importante é estar com aqueles que fazem parte da vida do casal. Enxugue a sua lista de convidados e invista sua verba em detalhes que tornarão o seu grande dia do jeitinho que você sempre sonhou!
  • O aluguel do salão é o start para a idealização do evento. É preciso pesquisar muito antes de decidir pelo melhor ambiente – é preciso considerar a beleza do local, a infraestrutura, o que está incluso no aluguel, etc.
  • A decoração não precisa ser exagerada para ser bonita. A simplicidade está cada vez mais na moda. Por isso, contratar uma decoração com menos elementos é a dica de ouro. Com um ambiente bonito, então, a decoração fica bem mais fácil.
  • O buffet pode muito bem ser substituído por um coquetel, sem comprometer a qualidade. É uma opção mais simples e gostosa – que reduz bastante os gastos por convidado. Contratar um local que já ofereça o serviço de alimentação também pode ser uma grande decisão para reduzir custos e garantir a qualidade de sua festa de casamento simples!
  • No ramo dos eventos, as parcerias são muito importantes. Optar por fornecedores parceiros geralmente possibilita um desconto na contratação dos serviços.
  • Alugar os trajes do casamento pode ser uma alternativa econômica e muito prática. Basta ir com antecedência a lojas especializadas que com certeza vocês encontrarão modelos do jeito que vocês imaginaram!

     

Agora é a sua vez!

Chegou a hora de colocar as nossas dicas em prática. Comece agora mesmo a planejar o seu casamento econômico, porém dos seus sonhos!

Gostou das dicas que selecionamos para você organizar sua festa de casamento simples de forma econômica? Já decidiu quando começar? Tem alguma sugestão para incluirmos aqui? Conte pra gente!

Também não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e amigas.
Eles irão adorar as nossas dicas e vão querer também correr para o altar!

Agora que você já sabe como economizar na sua festa de casamento, que tal pensar com antecedência no local para a realização da cerimônia? O Espaço Ventura possui um espaço incrível para festas de casamento. Faça contato conosco para solicitar seu orçamento!

WhatsApp chat